Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A diferença entre costume, tradição, fundamento e técnica na Capoeira

Uma das maiores preocupações na Capoeira, especialmente entre os capoeiristas preocupados em ter uma postura profissional dentro da arte, é em manter, respeitar e aprofundar tradição, costume, fundamento e técnica. Apenas para efeito conceitual, neste texto vou procurar estabelecer diferenças (se existirem) entre tais idéias.
Em primeiro lugar, é conveniente ressaltar que uma palavra pode ter diferentes significados, dependendo da intenção de quem a usa. Por isso é mais importante prestar atenção na idéia por trás da palavra e não apenas na palavra em si. O que farei é tentar justamente estabelecer diferentes idéias, e não uma regra geral. Logo, alguém pode falar de tradição usando a idéia que aqui neste texto se refere a fundamento, e etc.. O que deve ser levado em conta é o conteúdo, e não a forma.


Costume



É um ato ou um rito praticado diversas vezes por um grupo de pessoas ao longo do tempo. Por exemplo, é costume um capoeirista cumprimentar o outro aos pés do berimbau, antes de iniciar um jogo.



Tradição






i12 Capoeira_antiga-1a tradição na capoeira é transmitida pela oralidade de geração em geração






Podemos definir como um conjunto de ritos e costumes praticados e transmitidos de geração em geração, sendo portanto uma ponte do passado com o presente e o futuro. Com o tempo passa a ser respeitada e pode mesmo adquirir ares de "sagrado". Tradição também pode se referir a toda uma linhagem dentro da capoeira. Por exemplo, fala-se em tradição "cachoeirana" quando se refere ao grupo de capoeiristas vindos da cidade de Cachoeira na Bahia, que se destacaram na metade do século passado.



Fundamento



A própria palavra contém o seu significado: fundamento é a base da capoeira. O essencial, o primordial, sem o qual a capoeira não existirá, ou será desfigurada.
Na capoeira existem duas linhas principais, a Angola e a Regional, com uma infinidade de subdivisões.
O importante é notar que cada uma dessas divisões tem suas próprias características, mas o que une a todos e possibilita que todos sejam automaticamente identificados como "capoeira" são detalhes, como a ginga, a malandragem, a musicalidade, a luta, a dança, a história comum que remete aos escravos africanos, etc... Todas essas características podem ser chamadas de "fundamentos" da capoeira, pois é a base sobre a qual toda a atividade da capoeira se desenvolve. Cada estilo, posterior a isso, desenvolve também seus próprios fundamentos secundários que permitem também identificá-los e diferenciá-los perante aos outros. Por isso, um bom capoeirista deve conhecer bem os fundamentos gerais da capoeira e, pelo menos, os do estilo que pratica.



Técnica




desde seu início a capoeira passa por um constante aperfeiçoamento técnico. Na foto, Mestre Camisa, da Abadá-Capoeira, responsável pelas maiores evoluções na técnica da capoeira dos últimos anos



Podemos estabelecer técnica como o conhecimento prático de se fazer algo. Na capoeira, a técnica varia de acordo com o costume, a tradição e os fundamentos do estilo praticado. Por exemplo, cada estilo tem sua própria técnica de confecção do berimbau, de armar e tocar o mesmo, sua própria técnica de jogo, de ensinar a capoeira, etc...
A técnica pode e deve ser melhorada, tomando sempre o cuidado de respeitar fundamento e tradição. Desde o início e especialmete nas últimas décadas (sob forte influência da Regional de Bimba) observa-se uma preocupação contínua com o aperfeiçoamento das técnicas, especialmente da luta e da parte acrobática da capoeira, de modo que um capoeirista de hoje precisa treinar muito mais do que no passado para que possa atingir um nível de excelência dentro da arte. Poderia se dizer que tal aprimoramento se dá apenas no nível esportivo da atividade, mas a parte cultural também se aprimora. Os toques de berimbau, as músicas, o estudo da capoeira se aperfeiçoam a cada dia sem perder de vista os seus fundamentos. O interessante é notar que a capoeira não perde sua energia, tão explosiva e cativante, com isso. Nossa arte está amadurecendo sem perder seus sentimentos e nem a sua essência popular. Graças ao trabalho de tantos mestres, professores e alunos, a capoeira continuará sendo uma arte do povo e seguirá com o mesmo Axé dos tempos de outrora.



(Soldado Capoeira)

Um comentário:

  1. Perfeito meu amigo, muito bem colocada suas palavras.
    Eu Sou Sagaz Capoeira, resido em Joinville / SC e estava a busca de boas definições a respeito do assunto e encontrei as suas.
    Parabéns pelo empenho!

    ResponderExcluir