Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

A história do maculelê

O maculelê é uma das manifestações que compõe a gama de atividade praticadas tradicionalmente em conjunto com a capoeira. Mais do que isso, é considerado pelos capoeiristas  como parte da capoeira.

Ao longo do tempo, várias foram as explicações, entre lendas e fatos reais, dadas para explicar o seu surgimento.

A lenda mais conhecida relata que em uma tribo africana havia um rei (o rei Maculelê) que após beber demais teve sua tribo atacada por uma tribo inimiga, justamente quando os homens e guerreiros da tribo haviam saído para caçar. Incapaz de defender as mulheres, crianças e idosos o rei acabou por ser assassinado junto a eles. De volta ao local, os homens e guerreiros encontraram o cenário desolador.

O curandeiro da tribo, no entanto, deu ao rei uma nova dose da mesma bebida (a famosa jurema, feita com a raiz da árvore de mesmo nome, sagrada entre os índigenas do nordeste) que o havia embriagado antes do ocorrido e o mesmo surpreendentemente ressuscitou. Vendo então a desgraça de seu povo, o rei Maculelê jura vingança e junto a seus guerreiros ataca e derrota a tribo inimiga, munido apenas de bastões de madeira.

A lenda mostra a intensa miscigenação entre as culturas no Brasil. Uma tribo africana e uma bebida sagrada entre os índios. Provavelmente, em seu surgimento essa lenda não citasse especificamente a jurema, uma vez que essa bebida não vem da África, mas outra bebida que durante a miscigenação cultural foi substituída pela jurema, tão popular no nordeste.

Outras versões dessa lenda existem, mas quase todas são muito parecidas.

A história oficial cita o berço baiano do maculelê e sua origem africana. Sobre isso, vejamos esse precioso documentário, que fala do maculelê, Mestre Popó, seu mais importante nome e da famosa cidade de Santo Amaro da Purificação:

A verdadeira história do maculelê–direção e roteiro, Almir Nascimento, produção, Pedro Urizzi, realização “Studio A”.

(Soldado Capoeira)

3 comentários:

  1. a história do maculelê não mostra a original que no caso deveria ser mostrada.Mas me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. Não creio que o Maculelê tenha origem agrica, afinal se fosse mesmo de origem africana, não acha que ainda seria praticado na África?
    Não que eu esteja dizendo que não tenha suas raízes trazidas de lá, afinal descendentes africanos, que vieram da África, desenvolveram esse tipo de dança aqui no Brasil, ou seja, acredito que o Maculelê seja genuinamente brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o fato de ter surgido na África(se surgiu) não implica dizer que a mesma sobreviveu/permaneceu culturalmente na África

      Excluir